24 de junho de 2012

DIRETORES ESTREANTES COLHENDO BONS FRUTOS

Um dos privilégios de participar da produção de um festival de cinema é poder conhecer de perto diretores e seus respectivos filmes, que infelizmente nem sempre entram no circuito comercial. Apesar do problema crônico da falta de salas para os filmes independentes, todos os realizadores tem uma coisa em comum: a
paixão pelo o que fazem. E neste último sábado, dia 23.06, tive muita satisfação de conversar com dois diretores estreantes, que fizeram dessa paixão a sua profissão: o pernambucano João Inácio e o cearense Marcelo Dídimo.
João começa a entrevista com a seguinte citação do poeta chileno Pablo Neruda:

Docum_Truks_Divulga_JI_bx"Em minha casa reuni brinquedos pequenos e grandes, sem os quais não poderia viver.  O menino que não brinca não é menino, mas o homem que não brinca perdeu para sempre o menino que vivia nele e que lhe fará  muita falta." E conclui este pensamento dizendo-me que estamos ficando brutos com tanta tecnologia a nossa volta.                       

Natural de Bonito, no interior de Pernambuco, João Inácio se formou em comunicação, trabalhou muitos anos na iniciativa privada e na TV Brasília,
uma das afiliadas da extinta TV Manchete, onde fazia um programa de produção independente. Segundo ele, desde essa época, passou a tomar gosto pelo documentário.
"Truks" é seu primeiro longa, que traz uma reflexão sobre o poder de encantar uma platéia através da magia dos bonecos. O filme está na mostra temática Palcos e Telas do Cinesul e já está rendendo bons frutos, pois participará do 7º MUBE - Vitrine Independente e do 3º Curta Amazônia, na mostra competitiva.
A semente do documentário "Truks" começou a ser germinada em 2010, quando organizou um workshop de técnicas de animação em Brasília. Na preparação do curso, ele buscava profissionais que pudessem ajudá-lo e encontrou a Cia Truks de Teatro de Animação.
Docum_Truks_Divulga5_bx João já sabia da notoriedade do grupo, mas ao trabalhar com eles neste workshop, ele percebeu que não podia deixar escapar a oportunidade de fazer um documentário e a sua paixão pelas histórias infantis e pelos bonecos tornou tudo ainda mais prazeroso.


Além disso, João revela em primeira mão, que o documentário poderá fazer parte do acervo do Museu de Bonecos (Center of Puppetry Arts) em Atlanta nos Estados Unidos. O dvd do filme traz audiodescrição e linguagem em libras.
Confira o trailer desta produção encantadora e torça para que os nossos bonecos brazucas fiquem ao lado dos Muppets!
http://vimeo.com/37604575

Sem pausa para um café... a seguir: um curta sobre jumentos

Jumento é uma palavra que em determinadas situações ganha conotações depreciativas, mas o cineasta cearense Marcelo Dídimo resolveu fazer jus aos jumentos com o seu curta "Jus"! 
O filme apresenta uma narativa dinâmica onde um personagem que tem um jumento "dialoga" com os entrevistados. Uma mistura de ficção e documentário, que até traz cenas engraçadas, mas resgata principalmente a importância sócio-econômica deste animal, que é um dos símbolos do nordeste.
Marcelo é formado em Ciência da Computação e fez mestrado em cinema com uma tese sobre cangaço. É doutor em cinema pela Unicamp e ministra aulas de roteiro e cinema brasileiro na Universidade Federal do Ceará. Segundo ele, depois de tanta teoria, era chegada a hora de partir para a prática.
Neste processo, uma coisa que sempre incomodou muito este diretor estreante era ouvir que documentário não tem roteiro. Marcelo fez uma pesquisa exaustiva sobre jumentos e encontrou um acervo imenso, por mais incrível que possa parecer. Mesmo assim, vender a idéia do projeto foi muito difícil, pois os possíveis investidores acharam o tema sem atrativos e risível!
Contemplado com o edital da secretaria estadual de cultura do Ceará., Marcelo reuniu seus alunos e os profissionais do mercado e realizaram a produção, que foi premiada como melhor filme no último Cine Ceará na categoria de filmes cearenses. " Jus" também participou do FAM ( Festival Audiovisual Mercosul) e na competitiva de curtas e médias do Cinesul.
Marcelo fala da importância de ser selecionado por um festival, que não é só o lado da satisfação pessoal, há também a intensa troca com os profissionais do mercado e o prestígio para a universidade, já que a equipe de produção é composta por alunos.
Sobre o mercado audiiovisual cearense, ele diz que foram criados dois centros de capacitação profissional nesta área: a Vila das Artes e a Casa Amarela, mas seu estado natal ainda está longe em relação a produção de Pernambuco e Bahia. Contudo, nestes dois últimos anos, cerca de 10 filmes estão sendo finalizados. 
Depois de "Jus", Marcelo quer experimentar dirigir um curta de ficção. Vamos aguardar!

E nesta quarta, dia 27, às 19:00, no Cinema do Centro Cultural Correios,  não percam a estreia de "O Carteiro". Um filme dirigido por Reginaldo Farias na mostra Romance Latino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário