26 de junho de 2011

Um panorama bem variado na competitiva de Curtas e Médias.

Dia 16 de junho

A cada edição do Cinesul, a quantidade de curtas e médias inscritos tem se mantido grande e na difícil tarefa de selecionar quais os filmes que serão exibidos, procuramos dar ao nosso público uma programação bem eclética, procurando atender a todos os gostos.

Dentre os curtas, destacamos:
“O Gigante do Papelão”, da diretora carioca Bárbara Tavares, que traz a história do artista plástico Sergio Cezar, um mestre na criação de cidades com materiais recicláveis. O curta é o seu primeiro filme e tem feito desde o ano passado uma bela trajetória em festivais internacionais. Ganhou como melhor curta-metragem eleito pelo voto popular no 3º Cine Fest Brasil Buenos Aires e participou da seleção oficial do Lakino em Berlim.

Muita gente conhece a velha máxima: “o melhor lugar de uma casa é a cozinha” e o curta peruano “Mistura, el poder de la cocina” assina embaixo.
Curiosamente é o segundo ano consecutivo que temos em nossa competitiva um filme sobre gastronomia peruana. Ano passado o longa documentário “De Ollas y Sueños” nos revelou esta surpreendente cozinha e agora “Mistura, el poder de la cocina” apresenta como o povo peruano celebra e se orgulha do seu país através da culinária. Segundo Gaston Acurio,um dos chefs que participa do curta-metragem, a gastronomia é uma arma, uma arma para conseguir coisas mais importantes. A direção é assinada pela jovem diretora Patrícia Perez. Vale conferir o trailer.

LANÇAMENTO DO LIVRO: 21 AÑOS DE CINE LATINO AMERICANO EN NUEVA YORK

Nesta quinta, dia 16, foi lançado na Cinemateca do Mam o livro“ 21 años de Cine Latino Americano en Nueva York”, que conta a trajetória da Videoteca del Sur. Esta videoteca é um espaço dedicado a promoção e exibição de filmes latinos. O autor, Pedro Zurita, conta o que o motivou a realizar este projeto na cidade de Nova York e como enfrenta as dificuldades de trabalhar com um produto nada comercial. A publicação traz também artigos de vários diretores do continente, entre eles o argentino Fernando Birri, que propõe uma reflexão sobre a indústria audiovisual latino-americana.

Logo mais teremos outros destaques. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário