23 de junho de 2011

DOCUMENTÁRIOS SOBRE MÚSICA, UMA GRANDE BOSSA!

Dia 15 de junho

Música, uma arte irresistível, contagiante e que rende boas histórias.
Nesta edição do Cinesul, a Mostra Bossas Musicais apresenta um painel bem variado dos gêneros que vai do clássico ao punk.
São 16 filmes com uma predominante presença brasileira entre os longas e curtas-metragens.
Nesta quarta-feira, os destaques foram:
Moacir”, um longa-metragem do diretor argentino Tomas Lipgot, que mostra a vida de um brasileiro radicado há 25 anos na Argentina. Moacir é esquizofrênico, semi-analfabeto, mas possui um incrível talento musical. Depois de passar 15 anos em hospitais psquiátricos, Moacir quer realizar um sonho: gravar um disco com composições suas.
   
Lipgot é um jovem diretor de 32 anos que aborda constantemente em sua obra a questão da reclusão, do aprisionamento em que as pessoas vivem. Ele traz no seu currículo 10 curtas e “Moacir” é seu quarto longa-metragem, que foi aclamado no Bacifi, festival de cinema independente em Buenos Aires. 


Assista ao trailer sobre este brasileiro que levou muita ginga para as terras portenhas.


O outro destaque deste dia ficou por conta de “O toque da gaita de foles” do diretor português Luís Margalhau, que participa do Cinesul pela quarta vez. Conhecemos o trabalho de Margalhau através do filme “Os sons também Falam”, que participou da competitiva de curtas e médias em 2008, um documentário onde o espectador se emociona com a experiência de uma oficina de música com portadores de paralisia cerebral. Este trabalho também foi exibido na 34ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
Luís se diz um consumidor de cinema alternativo e dentre suas influências estão Emir Kusturica e Catarina Alves Costa, uma antropóloga de formação, que usa o cinema como ferramenta para suas pesquisas.
Em “O Toque da gaita de foles”, Margalhau apresenta a relação que os artesãos têm com os instrumentos que criam. O diretor convida você a fazer um passeio pela música e tradições portuguesas. Veja aqui o trailer.

O resumo da primeira semana do festival ainda não acabou. Um breve intervalo e volto já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário