23 de junho de 2011

COMEÇOU A MARATONA CINEMATOGRÁFICA !

Dia 14 de junho

Durante o processo de inscrição do Cinesul recebemos cerca de 950 filmes. Este número inclui os que chegaram fora do prazo e com a heroica ajuda da nossa comissão de seleção, conseguimos colocar nas telas mais de 200 filmes entre mostras competitivas e paralelas.

Neste primeiro dia, tanto as competitivas de Curtas e Médias (Videosul) e de Longa Documentário, tiveram como um dos destaques o mundo das histórias em quadrinhos.
Na sala de vídeo do Centro Cultural Banco do Brasil foi exibido “Angeli 24h”, dirigido pela experiente diretora e pesquisadora Beth Formagini, premiada com o filme “Memória para Uso Diário”em 2007 pelo júri popular do Festival do Rio.

Angeli 24h revela ao espectador a obra e os momentos de crise de um dos mais renomados cartunistas brasileiros, que se vê entre produzir em série para as diversas mídias e a capacidade de fazer provocações a fim de se renovar como profissional. O curta está fazendo uma grande carreira percorrendo vários festivais e cineclubes pelo Brasil.



Ainda no mundo hq, nossa competitiva de longas-documentários trouxe “Malditos Cartunistas”, escrito e dirigido por Daniel Garcia e Daniel Paiva, que traz um panorama sobre a profissão de desenhista de humor no Brasil desde o Pasquim nos anos 60 até os dias de hoje. O público se divertiu assistindo aos depoimentos de Jaguar, o falecido Glauco, Laerte, Maurício de Souza entre outros. Este longa é o primeiro filme destes dois realizadores.
Assista ao trailer aqui:


Tivemos também a apresentação do documentário português “Luz Teimosa”, dirigido por Luis Alves de Matos, que traz o mundo poético de Fernando Lemos. Aqui no Brasil, o filme participou na 34ª Mostra de Cinema de São Paulo. Veja o trailer e descubra um pouquinho da nova safra de diretores portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário