26 de janeiro de 2011

REGULAMENTO CINESUL 2011

1 - OBJETIVO
O Cinesul 2011 - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo tem como objetivo principal consolidar um espaço de exibição, difusão e premiação da produção audiovisual de ficção e documental realizada em países ibero-americanos. Cinesul reúne também personalidades ligadas à atividade cinematográfica, promovendo encontros, seminários e oficinas. Por outro lado, o Festival possibilita o intercambio entre produtores, distribuidores e exibidores, além de aproximar os criadores de seu público. 
2 - LOCAL E DATA 
A 18ª edição do Cinesul será realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 14 a 26 de junho de 2011.
A critério da organização do Festival e para melhor promoção do evento, a programação poderá ter exibições extras em outras cidades.
3 - INSCRIÇÃO
Os trabalhos inscritos deverão ter sido finalizados entre 2009 e 2011 e que não tenham sido exibidos no Brasil em salas comerciais ou televisão aberta. Não há limite de títulos por realizador/produtor e as inscrições são gratuitas.
Para a mostra competitiva poderão concorrer obras de ficção ou documentais, sendo divididas nas seguintes categorias:
a) Produções de longa-metragem (mais de 61 minutos) realizadas e finalizadas em qualquer bitola ou suporte;
b) Produções de curta e média-metragem (até 60 minutos) realizadas finalizadas em qualquer bitola ou suporte.
As inscrições estarão abertas no período de 20 de janeiro a 20 de março de 2011. 
Deverão ser encaminhados por correio, com postagem de até dia 20 de março ou entregues diretamente na produção do evento:
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo realizador ou produtor;
b) cópia fiel do título proposto no formato DVD (NTSC, região zero ou 4).
c) material de divulgação: imagens no formato JPG com 300 dpi de resolução, enviados por internet ou CD; cartazes e material de caráter informativo e promocional da obra.
A ficha de inscrição deve ser preenchida e impressa no computador e o arquivo .doc ou . rtf enviado para festivalcinesul@gmail.com
Os custos de envio dos trabalhos para a seleção correrão por conta dos proponentes. Certifique-se que o DVD esteja em bom estado e preso no interior do estojo. O prazo limite para o recebimento dos trabalhos é 26 de março de 2011.
A confirmação do recebimento da inscrição será comunicada por e-mail.
O material da inscrição deve ser encaminhado para:
Pulsar Artes & Produção/ Cinesul 2011
Rua Senador Dantas, 29 sl. 34 - Centro
Rio de Janeiro/ RJ - Brasil
CEP: 20031-202
Envios do exterior devem acrescentar:
CNPJ: 36.143.824/0001-68
Tel. 55 21 2232 2044
4 - SELEÇÃO
A Comissão de Seleção indicada pelos organizadores de Cinesul será integrada por componentes dos setores artístico e cultural que não estejam ligados aos filmes inscritos. A decisão da Comissãé soberana e não submetida a recurso.
O resultado da seleção será comunicado a todos os participantes a partir do dia 20 de abril em www.festivalcinesul.blogspot.com
A organização do Festival selecionará títulos inscritos para participar das mostras paralelas. Consulte no site as edições anteriores do Cinesul.
Os trabalhos não selecionados estarãà disposição dos realizadores e/ou produtores no endereço da Pulsar Artes & Produção até o final do mês de maio. Depois desta data serão doados à Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
5 - SELECIONADOS
As cópias para exibição deverão chegar ao endereço da Pulsar Artes até 30 de maio e ficarãà disposição da organização do festival até o final do evento.
A direção do Cinesul estabelecer a ordem e data de exibição de cada trabalho selecionado, tanto no Rio de Janeiro como em caso de itinerância.
Os filmes de curta e média-metragem selecionados serão exibidos apenas em suporte digital.
6 - PREMIAÇÃO
Será constituído um júri para cada seção da mostra competitiva, integrado por personalidades e profissionais do setor audiovisual que não estejam ligados aos trabalhos selecionados. A decisão do júri é soberana e não submetida a recurso.
Os longas-metragens concorrem aos seguintes troféus:
a) Melhor Ficção e Melhor Documentário eleitos pelo júri;
b) Melhor Ficção e Melhor Documentário eleitos por voto popular.
Os curtas e médias-metragens concorrem aos seguintes troféus:
a) Melhor Ficção e Melhor Documentário eleitos pelo júri;
b) Melhor Ficção e Melhor Documentário eleitos por voto popular.
A votação popular será através de cédula própria, sendo computadas as opções assinaladas entre Excelente, Muito Bom, Bom, Regular e Ruim e calculada a média ponderada do total obtido com o número total de votantes.
Os resultados do voto popular e do júri oficial, assim como prêmios especiais, serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do Festival.
Os troféus serão encaminhados para o endereço da empresa produtora constante na ficha de inscrição.
8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
As cópias em DVD dos trabalhos selecionados farão parte do acervo do festival  Cinesul e qualquer outra exibição só será feita com a anuência do realizador/produtor.
Ao fim do evento será feito o envio de nosso material promocional assim como cópias em Beta e DVCam para o endereço constante na ficha de inscrição a todos os participantes selecionados.
A assinatura do produtor/realizador na ficha de inscrição implica na aceitação deste Regulamento.
Os casos omissos a este Regulamento serão dirimidos pela organização do Cinesul.
Contatos:
Pulsar Artes & Produções
Tel. (55 21) 2232 2044
festivalcinesul@gmail.com
www.cinesul.com.br
www.festivalcinesul.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário