26 de junho de 2009

ÂNGELO SGANZERLA É UM DOS DESTAQUES DA COMPETITIVA DO CINESUL

Irmão mais novo do cineasta Rogério Sganzerla, Ângelo trouxe para o Cinesul sua mais recente produção: “Aos Hespanhóis Conphinantes”. Dirigido e roteirizado por ele, o filme é baseado na obra de Othon D´Eça e conta um pouco da história de Santa Catarina. Uma expedição feita pelo então governador catarinense, Gustavo Konder, em 1929 para resolver problemas na fronteira com a Argentina.
Este projeto chegou nas suas mãos após um longo recesso sem filmar. Segundo ele, não queria mais saber de cinema!
O longa é preto e branco e filmado quase todo num estúdio. Além disso, traz uma estética dos filmes mudos com algumas cenas aceleradas dando mais fidelidade a esta história que aconteceu na década de 20. Ângelo faz uma ponto no filme e também filmou as fotos originais desta expedição, segundo ele deu trabalho convencer a herdeira deste álbum de retratos emprestar o material para as filmagens. Durante esta aventura western, percebemos que os atores são muito parecidos com os verdadeiros personagens desta façanha.
Numa conversa informal no escritório da Pulsar, Ângelo revela que o cinema é realmente um vício e não se larga facilmente e que o grande responsável por isso foi seu irmão Rogério. “Meu pai dizia que não queria me ver acompanhando meu irmão nas filmagens. Eu respondia que realmente não estava metido com o cinema. Mentira, é claro! Numa das viagens do Rogério, minha mala já estava no carro.” – nos disse.
Nesta edição do Cinesul “Aos Hespanhóis Conphinantes” ganhou uma Menção Especial do Júri Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário