30 de junho de 2008

OS PREMIADOS DO CINESUL

Chegou ao fim a maratona cinematográfica de 13 dias! De 17 a 29 de junho, o público carioca assistiu a filmes ibero-americanos ainda inéditos! E o México saiu como grande vencedor.

Os premiados da 15ª edição do Cinesul são:

- PARTES USADAS – Melhor longa de ficção dirigido por Aarón Fernandez Lesur. Uma co-produção México/França/Espanha.

-BAJO JUAREZ – Melhor longa documentário dirigido por Alejandra Sánchez Orózco e José Antonio Cordero. Mais uma produção mexicana.

- FELICES FIESTAS – Melhor curta – documentário dirigido pelo argentino Juan Barney.

- ESPALHADAS PELO AR – Melhor curta – ficção dirigido pela brasileira Vera Egito.


Menções honrosas do júri

Longas – documentários: o brasileiro Abaixando a Máquina – de Renato de Paula e Guillermo Planel e Cielo Abierto, longa-documentário do argentino Carlos Ruiz

Na categoria de longa-ficção os contemplados foram: El Payaso y el Führer, do espanhol Eduard Cortés, La clase, do venezuelano José Antonio Varela, ¿Quien mato La llamita blanca?, do boliviano Rodrigo Bellot, e Buscando a Miguel, do colombiano Juan Fischer.
Na mostra de Curtas e médias, a animação chilena V al Paraiso, de Pablo Alibaud H. e o espanhol El espejo, de Lili Cabrera e Valerio Veneras, receberam igual menção na categoria ficção.

Os premiados do júri popular

Na categoria curtas e médias: Hermeto Pascoal – Ato de criação, de Marília Alvim ganhou como melhor documentário. Eu sou assim – Wilson Batista, de Luiz Gumarães de Castro, foi o vencedor na categoria ficção e; como melhor longa - documentário, o escolhido foi: ¿Quién soy yo? Los niños encontrados en Argentina, de Estela Bravo e na categoria longa de ficção venceu Buscando a Miguel, do colombiano Juan Fischer.


Premiados da ABD e C do Rio de Janeiro

Longa – documentário vencedor ¿Que pasa después de la coca? Do diretor boliviano Roberto Lanza.
Menção honrosa para Calle Santa Fe de Carmen Castillo do Chile.

Na categoria de curtas e médias o vencedor do prêmio ABD e C – RJ foi Hermeto Pascoal – Ato de criação, de Marília Alvim.
Menção honrosa para O Paradoxo da Espera de Ônibus de Christian Caselli (Brasil) e Garganta de las Almas de Hernán Marino e Diego Mendizábal da Argentina.

Enfim, termina mais uma edição do Cinesul, que contou com a participação de 16 países, um total de 260 produções que estiveram em mostras competitivas e paralelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário